Psicopedagogia

Alguns apontamentos sobre Inteligência Emocional no trabalho!!

 O que é Inteligência Emocional? Segundo Daniel Goleman, o teórico que desenvolveu a proposta da Inteligência Emocional, é a capacidade de reconhecermos em nós as emoções que vigoram naquele instante que acontecem ou que aconteceram, bem como ser gestor das suas emoções e conseguir aplicá-la em seu cotidiano e no trabalho de maneira eficiente trazendo-lhe benefícios nas relações humanas. 

Veja algumas habilidades da Inteligência Emocional, na ilustração ao lado.

Inteligência Emocional 2

Por que é importante compreender a Inteligência Emocional? Ora, para que possamos ter maturidade emotiva e lidar da melhor maneira possível com nossos inúmeros sentimentos, de maneira que nos faça evoluir e melhorar como ser humano e profissional. Na figura ao lado, usar as emoções como informações é um indicativo para você se autocompreender, se está feliz ou não e por quê? 

Para quem serve a Inteligência Emocional? Só para professores, psicólogos ou médicos? Não para todos!!! Todos nós seres humanos. É importante o autoconhecimento não só dentro das profissões, mas em nossa vida diária.  Veja a ilustração abaixo:

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Sabe aquela pessoa que vive se gabando de só dizer a verdade, não importante quem irá magoar mesmo dizendo que está com a razão? Então essa pessoa é um candidato a rever sua Inteligência Emocional. Na perspectiva desta teoria, mesmo que você esteja coberto de razão, é preciso ter sabedoria para informar, corrigir, dizer e expressar. É fácil? Claro que não. Por isso a partir de hoje comece a se questionar, olhe para dentro de si mesmo, comece a perceber o seu humor, suas emoções, elas são poderosas indicações de como provavelmente será o restante do seu dia.

Para saber mais,indico o livro já sugerido na página do facebook do site  https://www.facebook.com/mlrproteano.com.br/  : Inteligência Emocional de Daniel Goleman.

*As ilustrações desse texto foram retiradas do Google imagens.