Psicopedagogia

Para se tornar um bom leitor e melhorar na produção de texto (Redação)!!

Algumas dicas para se tornar um bom leitor e melhorar na produção de texto: 

1- Comece lendo textos  que você realmente gosta: gibi, revista feminina, revista masculina, jornal ou o blog preferido na internet, site predileto, etc.

2- Habitue-se a ler diariamente. 

3- Faça uma pesquisa sobre um assunto que gosta ao menos uma vez por semana. Como um hobbie. 

4- Tente diversificar sua leitura com outros estilos literários. Se você gosta muito de revista, tente ler um poema, um artigo científico ou um texto sobre política, sociedade ou comportamento.

5- Comece a digitar ou escrever a mão cartas e emails que você gostaria de mandar para alguém. Talvez você envie mesmo. Mas o exercício que se presta com o ensaio da escrita começa a tomar forma e você terminará tendo mais intimidade como processo de escrever. Diários, redigir pensamentos avulsos também é muito válido.

6- Comece a selecionar um livro por mês ou a cada dois meses que te chame atenção. Depois vá evoluindo com mais exemplares. Não gosta de ler? Tem dificuldade de pegar um livro e terminá-lo? Calma, comece visitando livrarias, ande pelas prateleiras. Ler não é exclusividade de quem se autodenomina nerd ou intelectual. Todos nós podemos e devemos ser leitores. Mas isso é um processo gradual.

7 – Depois de terminar aquela leitura faça uma resenha do que leu. O que é isso? Resenha? Escreva suas ideias sobre a leitura, o que achou o que gostou ou não. É o começo. Tudo tem que ter um começo.

8- Para se ter uma boa redação ou produção de texto, não é do dia para noite. Precisa-se ter disposição, disciplina, como ir à academia e ter uma rotina de exercícios.

*Lembre-se, essas 8 dicas são para jovens e adultos. Elas também servem para crianças porém precisam ser adaptadas à sua faixa etária. Em breve postarei outras dicas mais elaboradas do que essas. Como disse é um início para quem ainda não tem o hábito da leitura diária.

12063870_1474338706207529_6238250063695311651_n

Marcelo Luiz de Resende – Psicopedagogo

Associado à ABPp – Goiás – Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Goiás

Nº 12.0824/15